TONGSIS - Projetos Especiais, Soluções Inteligentes

Tongsis – Automatização transformada em produtividade – Siderurgia Brasil — Edição 74

Produtos com qualidade comprovada e atendimento pós-venda eficiente são as armas da Tongsis para se destacar no competitivo mercado de automatização de pontes rolantes. Automatizar pontes rolantes já deixou de ser uma opção para se transformar numa necessidade. O objetivo é tirar o máximo proveito de equipamentos cuja eficiência se reflete diretamente na produtividade de uma linha de produção ou de prestação de serviços.

 

Uma das empresas que tem-se destacado nesse mercado é a Tongsis Automação e Sistemas Ltda., sediada no município de Guarulhos (SP) e fundada em maio de 2009. Desde então conta com a direção dos engenheiros Paulo Taboada e Roberto Konishi, que possuem mais de vinte anos de experiência acumulada em duas das maiores empresas fabricantes de equipamentos pesado do país: Bardella e Equipamentos Villares.

 

A Tongsis começou comercializando rádios, controle remoto e equipamentos de pesagem e não demorou a ampliar essa linha com produtos para sistemas limitadores de carga e sistemas de pesagem. Hoje, a empresa comercializa freios eletro-hidráulicos e hidráulicos, sistemas de posicionamento e anticolisão, rodas para pontes rolantes, sistemas de abastecimento de energia tais como barramentos blindados e enroladores de cabos e ímãs eletro-permanentes. “Toda nossa linha de produtos é importada de parceiros da Ásia, Europa e Estados Unidos. Alguns itens são montados em nossa sede; outros recebem alguma integração nacional, além de eventuais serviços de engenharia para adequá-los às necessidades e requerimentos de nossos clientes”, afirma Paulo Taboada.

 

Com uma equipe de quatorze profissionais, entre engenheiros, técnicos elétricos e assistentes técnicos, além do pessoal da administração e financeiro, a Tongsis atende um mercado amplo e diversificado, em que se destacam os principais segmentos industriais, tais como siderurgia, geração de energia, fabricantes de bens de capital, indústria de transformação, mineração e sistema portuário. “Nossos produtos têm tido uma boa aceitação nesses mercados, o que pode ser comprovado pelo intenso crescimento da demanda desde que começamos a funcionar, principalmente por parte dos segmentos mais sofisticados e exigentes em relação à segurança, confiabilidade, robustez, ergonomia, assistência técnica, pós-venda e atendimento”, explica Paulo Taboada.

 

Segundo ele, a agilidade no fornecimento e o bom atendimento no pós-venda são os principais fatores que determinam o sucesso nesse ramo, onde só sobrevivem as empresas que oferecem produtos de qualidade, com baixa relação custo-benefício e prazos de entrega curtos ou até mesmo imediatos. “Nesse aspecto, nossa estratégia tem sido de superar as expectativas de nossos clientes, pois há muita concorrência no mercado. Nós tratamos de ver os pontos fortes e fracos dos concorrentes, para tomar as medidas necessárias para vencer essa concorrência”, diz Paulo Taboada.

 

Segundo ele, os setores de siderurgia e mineração são os que oferecem melhores expectativas, devido à forte presença do Brasil nesses mercados globais, mas também aos grandes investimentos que devem ser feitos para viabilizar a exploração das novas jazidas de petróleo e gás, o que certamente vai demandar um grande volume de aço. “Há uma grande possibilidade de expansão ainda este ano e na próxima década, em função da crescente demanda por bens e serviços por parte da população e, mais ainda, em função dos megaeventos que serão realizados no país até 2016.

 

Esse aumento da demanda certamente vai se refletir em todas as cadeias industriais”, acredita o diretor da Tongsis. “Nós planejamos continuar crescendo a taxas acima da média do mercado e, para isso, sempre estamos atentos às tendências e oportunidades que surgem, e buscando novas parcerias, mas sem perder o foco no bom atendimento ao mercado. Isto é, buscamos negócios e produtos que atendam preferencialmente o segmento ao qual já nos dedicamos, ampliando nosso portfólio de bens e serviços.” Taboada explica que os diversos fatores que compõem o custo Brasil acabam encarecendo os produtos que a Tongsis importa, aos quais agrega serviços especializados para oferecer soluções ao mercado. “A excessiva burocratização dos serviços públicos brasileiros torna a atividade empresarial uma verdadeira odisseia, desestimulando a iniciativa privada.

 

No Brasil, o empresário deve ter coragem, paciência, perseverança e principalmente competência para sobreviver a essa avalanche de normas, tributos, contribuições, impostos, obrigações trabalhistas e obrigações sociais. Nós conhecemos as práticas mercantis e tributação nos países em que compramos os produtos que comercializamos”, relata ele. “As regras tributárias brasileiras diferem totalmente daquelas que são praticadas nesses países. A bitributação – para não dizer a pluralidade de tributação sobre a mesma base de cálculo – é única em todo o mundo. Por exemplo, lá fora, o imposto único, comumente chamado de IVA (Imposto sobre Valor Agregado), é a única tributação incidente sobre o valor do produto. Não se cobra nada além disso, exceto o Imposto de Renda, que atinge o lucro da empresa.”