Clique nas imagens para ampliar
Ponte Rolante é o equipamento mais utilizado em movimentação de carga em ambientes industriais, mineração, siderurgia, hidrelétricas, nucleares, portuário, e outros. Qualquer que seja o ambiente, A Ponte Rolante excuta as operações de elevação e transporte de carga onde o ambiente não permite ou dispõe de espaço físico disponível para outros tipos de equipamento de transporte. Sua configuração básica é tridimencional e que realiza o movimento de elevação, direção lateral translação (movimento linear ao longo do caminho de rolamento do galpão ou prédio, ou patio), por exemplo a ponte rolante que executa a movimentação dos dispositivos de conformação utilizados na indústria automobilistica na área de prensas e que devem ser substituídos a cada nova linha de veículos na produção de componentes tais como Portas, Capô de Motor, Tampa do Porta-malas e etc...
Sendo uma máquina de elevação e transporte, os principais componentes são os seguintes: Sistema de Guincho de Elevação com Motor, Redutor de velocidade, Tambor de armazenamento de Cabos de Aço e Sistema de Sobrecarga e Cabo Frouxo; Sistema do Carro que inclui o sistema de Guincho e acrescenta seu sistema de direção com Motor, Freio, Redutor de Velocidade, Eixo de transmissão e Rodas; Sistema de Translação da Ponte que inclui o Carro e seu sistema de translação com Motor, Freio, Redutor de velociadades, Eixo de Transmissão e Rodas, Vigas Cabeceiras ou Truques e Vigas Principais. No Brasil a norma da ABNT que rege o projeto e a construção de máquinas de elevação é a NBR 8400 - Cálculo de Equipamentos para Elevação e Movimentação de Carga - de 1984.
Esta norma especifica e parametriza os dados principais que determinam o projeto básico para a fabricação de Ponte Rolante: objetivo e aplicação do equipamento; classe de serviço que depende da frequência e intensidade dos movimentos de elevação, direção e translação, que possibilitam identificar e classificar os parâmetros de cálculo dos mecanismos, sistema elétrico e estruturas conforme a norma NBR 8400; tensão elétrica de alimentação; ambiente de trabalho interno ou externo; sistemas de controle de velocidade, rotação dos motores elétricos; Capacidade máxima de elevação; Velocidade de cada movimento; Existência de Dispositivo de fixação da carga Vão da ponte; Altura de elevação; Comprimento do caminho de rolamento; Tipo de Comando (Cabina, Botoeira Pendente, Rádio Controle Remoto) e outras características próprias para o pleno desenvolvimento da Ponte Rolante adequada aos serviços requeridos pelo cliente ou usuário, tudo conforme a norma NBR 8400.
Segue abaixo os tipos de Ponte, que se adaptam melhor a cada situação
- Ponte rolante apoiada: Corre por cima dos trilhos do caminho de rolamento. Estes trilhos são sustentados pelas colunas de concreto do prédio ou, no caso do projeto do prédio não ter previsto a instalação de uma ponte rolante, colunas de aço especialmente fabricadas para a estrutura do caminho.
- Ponte rolante suspensa: Corre por baixo das vigas do caminho de rolamentos.
- Ponte rolante uni-viga: Constituída por duas cabeceiras, uma única viga e um ou dois carros trolley que sustentam a(s) talha. O carro trolley corre na aba inferior da viga.
- Ponte rolante dupla-viga: Constituída por duas cabeceiras, duas vigas e um ou dois carros trolley que sustentam a(s) talha. O carro trolley corre em trilhos que são fixados na parte superior da viga.
Para saber mais sobre Ponte rolante
Ligue para 11 2463-9470 ou clique aqui e entre em contato por email.
Gostou? compartilhe!